sexta-feira, 18 de julho de 2014

JORNALISTA BAIANA É IMPEDIDA DE TIRAR FOTO PARA PASSAPORTE COM CABELO 'BLACK POWER'

A jornalista baiana Lília de Souza, 34 anos, não conseguiu renovar o passaporte, que vence em agosto, e relata que passou por constrangimento na hora de tirar a foto para o documento. Agentes da Polícia Federal perguntaram se ela poderia prender seu cabelo black power, pois o sistema de imagens não estava aceitando a foto gerada, por conta dos cabelo da jornalista. O fato aconteceu no posto da PF no SAC do Salvador Shopping. "Falaram: "o problema é o seu cabelo". Achei muito estanho ouvir isso, mas não cogitei não fazer o passaporte. Estava chateada, mas disse "se não tem jeito, tá". Aí peguei um elástico de borracha para prender o cabelo. Tenho uma relação muito forte com a minha identidade negra. Eu gosto do meu cabelo e, naquela foto, fiquei terrível", narrou a jornalista para o jornal O Globo. Ela disse que não sofreu racismo por parte dos funcionários e que duas policiais contaram que esse tipo de situação acontece sempre. Apesar disso, ela ficou frustrada e usou o Facebook para desabafar. "A gente que vê que é o padrão. Um padrão que desvaloriza um determinado formato. Se você não faz parte do convencional, o sistema simplesmente rejeita. Essas coisas podem não ser intencionais, mas tudo, no fundo, tem um padrão que desvaloriza a estética que foge do convencional", escreveu. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário