quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PREFEITURA CONTA COM PARCERIA PARA RESOLVER TRÂNSITO

A falta de planejamento e grandes investimentos viários nos últimos 15 anos, o aumento da renda da população e a migração — cerca de 60 mil pessoas todos os anos vêm morar em Salvador à procura de emprego ou até mesmo de melhor qualidade de vida — fazem com que os engarrafamentos sejam tão comuns na terceira maior cidade do Brasil quanto o acarajé, a praia e as festas populares.

“Os motoristas de Salvador precisam exercitar a paciência todos os dias porque o trânsito, nas principais ruas e avenidas, está cada vez mais complicado”, admite Paulo Damasceno, secretário municipal de desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente. Levantamento realizado por técnicos e especialistas em trânsito da prefeitura apontou 21 ‘gargalos’ na cidade (veja infográfico ao lado), uma das poucas metrópoles ainda sem o metrô.

Sem recursos em caixa para resolver os problemas, o prefeito João Henrique Carneiro precisa contar com a ajuda dos governos estadual e federal para executar parte das obras. Os 21 projetos que visam resolver os gargalos da cidade estão orçados em R$ 21 milhões. O valor será repassado pela Embasa e faz parte de um convênio assinado entre a prefeitura e o estado.

Pelo acordo, que precisa ser aprovado na Câmara de Salvador, a concessionária de água e esgoto vai pagar à prefeitura pela utilização das redes municipais. “O custo é baixo e o impacto, muito alto”, avalia o prefeito João Henrique. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário