O ex-presidente Lula foi anunciado nesta terça-feira (21) como um dos ganhadores do prêmio World Food Prize, que desde 1986 premia personalidades que tiveram contribuições significativas para acabar com a fome. A entidade divulgou a informação em cerimônia na sede do Departamento de Estado norte-americano, em Washington. A entrega do prêmio acontecerá em 13 de outubro em Iowa, também nos Estados Unidos. Além de Lula, foi contemplado o ex-presidente de Gana, John Agyekum Kufuor. No comunicado, a World Food Prize Foundation afirma que Brasil e Gana devem ir além das metas do Milênio da Organização das Nações Unidas (Onu), que estabelece a redução da pobreza pela metade até 2015.
No texto, Lula e Kufuor são elogiados pela liderança e por criarem um modelo de combate à miséria que serve de exemplo para todas as nações. O ex-presidente brasileiro ainda é destacado por colocar 10 ministérios de sua administração para trabalhar pela expansão do programa Fome Zero. "O Fome Zero se transformou rapidamente em um dos mais bem-sucedidos programas de segurança nutricional e alimentação no mundo através de sua ampla rede de programas", destaca a entidade.
Em nota, Lula disse estar lisonjeado pela condecoração. "Eu estou emocionado de saber que o Brasil foi escolhido como um País que conseguiu boas políticas na área da agricultura e combate à fome. O Brasil tem muito a mostrar na área de segurança alimentar. E nós queremos compartilhar nossa experiência com outros países", declarou. (As Informações da revista Exame)
Nenhum comentário:
Postar um comentário