Foi anunciado nesta terça-feira (21), o modelo de transporte que fará a ligação entre Salvador e Lauro de Freitas até a Copa de 2014. A Avenida Paralela vai receber um sistema de trilho, perém, não se sabe ainda se metrô ou monotrilho, que vai interligar o Aeroporto ao Acesso Norte.
Também estão previstas linhas exclusivas de ônibus BRT (Trânsito Rápido por Ônibus) para facilitar o acesso de passageiros ao sistema de trilhos que será implantado, nas avenidas transversais à Paralela, como as avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa.
O governador Jaques Wagner revelou que três dos sete projetos apresentados foram melhor avaliados através do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). Os três projetos que mais agradaram foram o metrô da Invepar (empresa formada por três fundos de pensão e pela OAS), o monotrilho da Queiroz Galvão e o BRT do Setps e da Odebrecht.
Os orçamentos dos três variam de R$ 2 bi a R$ 3 bilhões. Em 45 dias, o Estado definirá os aspectos técnicos do projeto e abrirá licitação. A opção pelo modelo de trilhos no trecho principal foi elogiada por especialistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário