domingo, 4 de maio de 2014
PESQUISA APONTA DILMA PELA PRIMEIRA VEZ PARA O 2º TURNO
Pesquisa Sensus divulgada neste sábado, 3, que indica que, se as eleições fossem realizadas neste somingo, 4, haveria votação em segundo turno. A presidente Dilma Rousseff (PT) teria 35% das intenções de votos, o senador tucano Aécio Neves (MG) teria 23,7% e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) teria 11%, votos brancos e nulos e não sabe ou não respondeu, 30,4%. Juntos, Aécio e Campos têm 34,7% dos votos, praticamente a mesma porcentagem de Dilma (diferença de 0,3%). A margem de erro é de 2,2%.
No cenário com outros presidenciáveis, Dilma registra 34%, Aécio 19,9%, Campos 8,3%, Pastor Everaldo (PSC) 2,3%, Randolfe Rodrigues (PSOL) 1,0%, Eymael (PDC) com 0,4%, Mauro Iasi (PCB) 0,3%, Levy Fidelix (PRTB) 0,1%, brancos e nulos e não sabem ou não responderam, 33,9%.
Nas projeções de segundo turno numa eventual disputa entre Dilma e Aécio, a petista aparece com 38,6% e o tucano com 31,9%. Se a disputa for contra Eduardo Campos, a presidente da República registra 39,1% e o ex-governador de Pernambuco, 24,8%.
A pesquisa traz ainda os índices de rejeição dos principais presidenciáveis. Do total de entrevistados, 42% afirmaram que não votariam em Dilma de jeito nenhum. Já a taxa de rejeição de Eduardo Campos ficou em 35,1%; e a de Aécio Neves, em 31,1%.
A mostra foi realizada com dois mil entrevistados, no período de 22 a 25 de abril, em todo o Brasil.
Metodologia - Reportagem da agência Estadão Conteúdo feita na véspera da divulgação da pesquisa afirma que a consulta foi feita com metodologia que beneficia o pré-candidato Aécio.
Em vez de dar aos entrevistados um disco com os nomes dos candidatos à Presidência dispostos em forma circular, o instituto usou uma lista em ordem alfabética - com Aécio na primeira posição. O disco é usado para evitar que os entrevistados sejam induzidos, já que, em uma lista, o nome com maior destaque - o primeiro - tende a ser mais citado. (as informações do Estadão)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário