segunda-feira, 27 de outubro de 2014
DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA ENTRE DILMA E AÉCIO TEVE A MENOR DIFERENÇA DA HISTÓRIA
A diferença entre a petista Dilma Rousseff, reeleita, e o tucano Aécio Neves foi de apenas 3,26 pontos percentuais, o resultado mais apertado já visto na disputa pela Presidência do Brasil. A última vez que uma eleição foi tão apertada quanto esta ocorreu há 25 anos, quando Fernando Collor de Mello derrotou Luiz Inácio Lula da Silva por 53% a 47%, uma diferença de apenas seis pontos. Antes disso, um pleito só havia sido tão apertado em 1955, na eleição de Juscelino Kubitschek. O presidente que entrou para a história por ter construído Brasília venceu com vantagem de 5,41 pontos percentuais sobre Juarez Távora. Na ocasião, JK conseguiu 35,68% dos votos, e o segundo colocado, 30,27%.
Na época não havia segundo turno.Outra façanha do mineiro Aécio Neves foi obter a maior votação que um político do PSDB já registrou em uma eleição presidencial em São Paulo. Mais de 15 milhões de eleitores paulistas votaram no senador mineiro: 64,3% dos votos válidos do 2º turno presidencial. Foi quase o dobro da quantidade de eleitores que a presidente Dilma Rousseff (PT) recebeu no estado: 8,5 milhões, ou 35,7% do total. A diferença de votos entre Aécio e Dilma, em números absolutos, foi de 6,8 milhões - o que não foi o suficiente para reverter a dianteira de 10,3 milhões de votos que a candidata reeleita conseguiu no resto do país.
antes dessa eleição, o melhor resultado de um candidato tucano à Presidência em São Paulo havia sido de Fernando Henrique Cardoso ao ser reeleito em 1998, quando recebeu 59,9% dos votos válidos já no 1º turno - não houve 2º turno. A única vitória do PT no território do maior eleitorado do Brasil havia sido em 2002. Naquela ocasião, 55,4% dos votos do estado no 2º turno foram para o petista Luiz Inácio Lula da Silva. De lá para cá, a rejeição dos paulistas ao PT nas urnas só vem crescendo. Em 2006, Geraldo Alckmin (PSDB) ganhou 52,3% dos votos na disputa presidencial contra Lula no 2º turno. E, em 2010, José Serra (PSDB) recebeu apoio de 54% dos eleitores. (Com informações das Agências)
GOVERNADOR DIZ QUE TEMPO DO PT NO PODER EXPLICA RESULTADO NA URNA
“Acho que não é ruim ter uma eleição disputada, ela é boa para quem ganhou, que tem que cuidar daqueles que não acreditou no projeto, e é boa para quem perdeu, que tem esperança de que, na próxima, pode ganhar”, completou o petista. Entre os questionamentos citados por Wagner, estão as denúncias que envolvem seu partido. Com discurso similar ao da presidente Dilma Rousseff, ele afirmou que o grande desafio do novo governo é a promoção de uma reforma política. “O sistema eleitoral brasileiro está esgotado”, avaliou.
Para ele não há um racha territorial no país. “Ganhamos em Minas Gerais, a terra do candidato. No Sudeste, a gente perdeu em São Paulo, e perdemos feio, temos que avaliar o que aconteceu, mas ganhamos no Rio. Então, eu não acho que existe essa segregação (entre o Sudeste e o Nordeste)”, comentou.
Para ele, a atenção dada pelo governo federal ao Nordeste nos quase 12 anos, no entanto, interferiram nos resultados. “A política implementada por Lula e Dilma foi de diminuição do fosso social. No Nordeste, como era fortemente deprimido, esse processo apareceu mais. Por isso que, no Nordeste e na Bahia, tivemos uma frente maior”, completou. Na Bahia a candidata petista teve 70% dos votos.
Por enquanto, Wagner, principal articulador da campanha de Dilma no Nordeste, disse nunca ter conversado sobre um cargo no segundo governo da pestista. Mas o governador viaja hoje para Brasília, onde decidirá seu futuro. Lá, vai se reunir com a presidente reeleita. “Ela que é a maestra, a técnica do time, ela que vai decidir (sobre cargos). Estou, evidentemente, disposto a continuar ajudando a Bahia e o Brasil”, afirmou Wagner. (As informações do Correio)
CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO NO ENEM ESTÁ DISPONÍVEL A PARTIR DE HOJE
Os cartões de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão disponíveis a partir de hoje (27) na internet. Para ter acesso, o estudante deve o informar o CPF e a senha escolhida na hora da inscrição.Também a partir desta segunda, os mesmos cartões começam a chegar pelo correio, no endereço informado na inscrição.O documento de confirmação traz os dados pessoais do participante – nome, CPF, número de inscrição no Enem, data, hora e local das provas, opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).Aqueles que acessarem o cartão pela internet deverão conferir as informações e imprimi-lo, se desejarem.
Não é obrigatório levar o cartão no dia da prova. No entanto, é indispensável apresentar um documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou de motorista.Segundo o instituto, quem não receber o cartão, não conseguir imprimir pela internet ou constatar erro no documento, deve entrar em contato com o atendimento ao participante, no telefone 0800616161.
Caso cartões enviados pelo correio sejam devolvidos, o Instituto Nacional de de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira entrará em contato com os candidatos por meio de SMS e mensagem eletrônica, por celular e e-mail.As provas do Enem serão nos dias 8 e 9 de novembro. Mais de 8,7 milhões se inscreveram para o exame. (As informações da Agência Brasil)
PASSADA ELEIÇÃO, DIAS TOFFOLI DEFENDE A UNIÃO DOS BRASILEIROS
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, disse, neste domingo (26), que a sociedade deve voltar a ficar unida com o fim da disputa presidencial. A declaração de Toffoli foi feita na entrevista na qual o TSE anunciou oficialmente a vitória da candidata Dilma Rousseff (PT), reeleita para mais quatro anos de mandato. O presidente também minimizou a abstenção do eleitor no segundo turno. Ele destacou que a votação, por meio da biometria, será aprimorada para as próximas eleições.
Segundo Toffoli, com o fim da campanha, marcada por ataques pessoais entre os dois candidatos, as pessoas devem voltar a debater juntos os rumos do país. “No Estado Democrático de Direito, o que importa é que, passado o processo eleitoral, a sociedade volte a estar unida para pensar no desenvolvimento desta grande nação que é a nação brasileira. Realmente, esta foi uma eleição, desde a Constituição de 1988, em que houve muitas emoções e uma tragédia”, disse.
Sobre os problemas com a votação nas urnas biométricas, Toffoli disse que a Justiça Eleitoral investirá no aperfeiçoamento para o próximo pleito. No primeiro turno ocorreram problemas no sistema de identificação biométrica no Distrito Federal e em Niterói (RJ). De acordo com o presidente, os leitores de digitais foram trocados e técnicos do TSE foram enviados para fazer o treinamento dos mesários. “A Justiça Eleitoral sempre busca o aperfeiçoamento do seu trabalho. Em uma eleição em que comparecem às urnas mais de 11 milhões de eleitores, o número de ocorrência é insignificante”, minimizou.
Dias Toffoli também considerou normal o número de eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno. Com 99,9% das urnas apuradas, o TSE registrou 21,1% de abstenção. O percentual representa 30,1 milhões de eleitores. O resultado que deu a Dilma Rousseff a reeleição foi divulgado às 20h27, com 98% das urnas apuradas. Dilma estava com 51,45 % dos votos válidos e Aécio Neves (PSDB), com 48,45%. (As informações da Agência Brasil)
NORDESTINOS VOLTAM A SOFRER PRECONCEITO NAS ELEIÇÕES
O preconceito contra o Nordeste voltou a tomar conta das redes sociais na votação do segundo turno das eleições presidenciais neste domingo, 26. As ofensas foram direcionadas a quem votou na candidata a reeleição, Dilma Rousseff (PT). No Twitter, alguns comentários chegaram a acusar a região de atrasar o País e dizer que o povo nordestino merecia sofrer. Mas houve também quem defendesse, lembrando que Dilma venceu Aécio nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde o candidato do PSDB foi governador. (As informações do Correio)
MILITANTES DO PT LOTARAM RIO VERMELHO E COMEMORARAM VITÓRIA DE DILMA
Após vitória de Dilma nas urnas, militantes do PT lotaram o bairro do Rio Vermelho, tradicional reduto do partido em Salvador. Internautas postaram fotos da festa dos militantes, que comemoram a vitória da petista sobre Aécio Neves, do PSDB. Um trio elétrico é usado para animar a festa, enquanto os militantes entoam jingles da campanha de Dilma. (As informações do Correio)
ACM NETO DIZ QUE O BRASIL MOSTROU SENTIMENTO DE MUDANÇA
O prefeito de Salvador, ACM Neto, parabenizou a presidente Dilma Roussef (PT) pela reeleição, neste domingo, 26, e disse esperar que o seu segundo mandato seja melhor que o primeiro. Em nota enviada à imprensa, o prefeito falou que o mais importante das eleições foi o sentimento de mudanças que muitos brasileiros expressaram e que Dilma precisa entender esse processo para o bem da democracia. "Vi nas ruas um movimento importantíssimo das pessoas com as questões políticas, exercendo a plenitude democrática. Todos nós devemos seguir vigilantes no exercício da democracia e no combate à corrupção", disse o prefeito. ACM Neto ainda lamentou a derrota de Aécio Neves (PSDB) nas urnas. "Uma pena que Aécio Neves não tenha sido eleito presidente do Brasil. A vontade da maioria, ainda que a diferença tenha sido pequena, é soberana", escreveu ele, no Facebook. (As informações do A Tarde)
DILMA ROUSEFF DEVE DESCANSAR NA BAHIA
A primeira semana da presidente reeleita Dilma Rousseff será de acertos e balanços iniciais. Mas, de acordo com um dos interlocutores de Dilma, a ideia dela é, a partir de quinta-feira, 30, descansar na Bahia, na Base Naval de Aratu, por quatro ou cinco dias, com sua família. Após as primeiras conversas políticas, no início desta semana, Dilma deve comparecer à abertura do Salão do Automóvel no Anhembi, no próximo dia 30, em São Paulo. Somente na volta, a presidente Dilma deve dar início as negociações partidária para acertar a reforma ministerial. Mas, a ideia inicial é dar prioridade para a escolha do nome que irá para o Ministério da Fazenda, para tentar reduzir o estresse que tomou conta do mercado nos últimos dias. Dilma não deu ainda pistas do que pretende e este nome está sendo considerado uma "incógnita". Ninguém arrisca palpites porque a presidente Dilma, até o momento, tinha como foco ganhar a eleição. Vencida as urnas, a presidente vai começar a desenhar a equipe, embora haja quem ache que ela possa ter guardado um nome que pode tirar da manga para a Fazenda e surpreender positivamente até mesmo o mercado.
DILMA VENCE EM 15 ESTADOS, AÉCIO EM 12
A divisão no resultado das eleições presidenciais refletiu-se nos estados. Das 27 unidades da Federação, a candidata do PT, Dilma Rousseff, venceu em 15 e o candidato do PSDB, Aécio Nevesm em 12. Dilma venceu nos estados de Alagoas, do Amazonas, do Amapá, da Bahia, do Ceará, do Maranhão, de Minas Gerais, do Pará, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, de Sergipe e do tocantins. Os melhores resultados foram obtidos no Maranhão (78,76%), no Piauí (78,29%) e no Ceará (76,75%).
Aécio Neves ganhou a disputa no Distrito Federal e nos estados do Espirito Santo, de Goiás, de Mato Grosso do Sul, de Mato Grosso, do Paraná, de Rondônia, de Roraima, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e de São Paulo. Os estados que mais deram vantagem ao tucano foram Santa Catarina (64,59%), São Paulo (64,31%) e Acre (63,86%, com resultado parcial).
No estado natal dos dois candidatos, Minas Gerais, Dilma derrotou Aécio. Dilma ficou com 52,41% dos votos e Aécio, com 47,59%. De um universo de 15,2 milhões de eleitores, a petista venceu o tucano por uma diferença de 550,5 mil votos.
Embora nascida em Minas, Dilma começou a carreira política no Rio Grande do Sul. No estado, onde tem domicílio eleitoral, a presidenta obteve 46,47% dos votos, contra 53,53% do adversário. Em um colégio de 8,4 milhões de eleitores, Aécio venceu Dilma por 455 mil votos de diferença. (As informações da Agência Brasil)
CATAMARÃ COM DESTINO A MORRO DE SÃO PAULO APRESENTA PROBLEMA EM MOTOR
A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) informou que um catamarã que faz a linha Salvador-Morro de São Paulo apresentou um problema no sistema de propulsão neste domingo (26). A embarcação havia saído do Morro de São Paulo às 11h30 e, já se aproximando de Salvador, apresentou o problema. A Astramab afirma que acionou imediatamente duas embarcações para fazer a transferência dos passageiros a bordo do catamarã e também comunicou a ocorrência à Capitania dos Portos. Os passageiros desembarcaram normalmente em Salvador em outro catamarã e em uma embarcação da travessia Salvador-Mar Grande. A Astramab informa que não procede em hipótese a informação de "naufrágio" divulgada por alguns veículos de comunicação. A capitania dos portos confirma a versão e diz que um inquérito administrativo será aberto para apurar o ocorrido. (As informações do BN)
NA BAHIA, DILMA RECEBE 70,16% DOS VOTOS CONTRA 29,84%DE AÉCIO
Apesar da votação apertada nacionalmente, a presidente Dilma Rousseff venceu com maior folga na Bahia, com 70,16% dos votos. O candidato Aécio Neves (PSDB) recebeu apenas 29,84%. A abstenção no estado foi de 24,81%. Em todo o país, a disputa ficou em 51,64% para a petista e 48,36% para o tucano. Dilma foi mais votada nos estados do Nordeste e Norte, com exceção Acre, Roraima e Rondônia. Aécio obteve a maioria no Sul e Sudeste, exceto o estado do Espírito Santo. Em Salvador, Dilma garantiu 67,28% dos votos, contra 35,53% do tucano. A petista também liderou na segunda maior cidade do estado, Feira de Santana, com vantagem ligeiramente menor de 66,73%, contra 35,53% de Aécio.
JOÃO DURVAL SE DESPEDE DO SENADO SENDO MENOS ATUANTE DO QUE BAIANOS COM MENOR TEMPO DE CASA
João Durval (PDT) foi o primeiro político não filiado ao extinto PFL a ser eleito para o Senado Federal para representar a Bahia desde a redemocratização do Brasil. Em 2006, então com 77 anos, o ex-governador do estado e ex-prefeito de Feira de Santana foi apoiado por Jaques Wagner (PT) e seu filho João Henrique (até ali filiado ao PDT), governador da Bahia e prefeito de Salvador, respectivamente, e teve 46,97% dos votos – superando Rodolpho Tourinho (PFL) e Antônio Imbassahy (PSDB), que obtiveram 34,45% e 17,96%, respectivamente.
Os demais candidatos não obtiveram nem um por cento das opções de voto. Sete anos e 10 meses depois de assumir o cargo, o patriarca dos Carneiros entra na reta final do mandato com pouquíssimas contribuições efetivas. No período, João Durval foi autor de apenas 23 proposições no Senado Federal, sendo que nenhuma delas foi sancionada pela Presidência da Republica ou pelo presidente do Congresso Nacional – já passaram pelo cargo Tião Viana (PT), Garibaldi Alves Filho, José Sarney e Renan Calheiros, todos do PMDB. Para se ter uma ideia, o número é quase cinco vezes menor do que o dos outros dois senadores do estado, Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT), que assumiram apenas em 2011.
A socialista apresentou 158 proposições, enquanto que o petista foi autor de 135 delas. Durval fez 39 pronunciamentos na Casa desde que assumiu o mandato – Lídice fez 50 apenas em 2014 e Pinheiro, 46. Em matérias relatadas, o pedetista também é muito menos produtivo do que os colegas baianos que têm quatro anos a menos de Senado. Enquanto João Durval relatou 56 matérias em seu mandato, Lídice já tem 219 e Pinheiro tem 343. (As informações do BN)
DILMA AGRADECE ELEITORES, PROMETE DIÁLOGO E MUDANÇAS: "O BRASIL SAIU MAIOR DESSA DISPUTA"
A presidente Dilma Rousseff agradeceu aos brasileiros pela sua reeleição na noite deste domingo (26), de Brasília. Falando para uma multidão que comemorava o resultada, Dilma agradeceu a correligionários, partidos aliados, ao vice Michel Temer e especialmente ao ex-presidente Lula, "o militante número um das causas do povo e do Brasil".
"Conclamo, sem exceção, a todas as brasileiras e a todos os brasileiros, para nos unirmos em favor do futuro de nossa pátria, de nosso país e de nosso povo. Não acredito, sinceramente, do fundo do meu coração, que essas eleições tenham dividido o país ao meio", afirmou Dilma. "Entendo que elas mobilizaram ideias e emoções às vezes contraditórias, mas movidas por um sentimento comum: a busca de um futuro melhor para o país". Ela classificou este pleito como o que "mobilizou intensamente as forças do nosso país".
Dilma afirmou que ao invés de ampliar divergências, tem esperanças de que a energia destas eleições tenha "preparado um bom terreno para construção de pontes". A presidente falou da necessidade de construir uma "base de entendimento com eles" para avançar o país. Disse ainda que "resultados apertados" em eleições já produziram mudanças no Brasil e que espera que isso se repita, com aumento do debate no país.
A presidente disse ainda que união não significa unificação de ideia, e sim disposição ao diálogo. "Essa presidenta aqui está disposta ao diálogo e é esse o meu primeiro compromisso do segundo mandato: diálogo", garantiu. Dilma afirmou que entende sua reeleição como um "voto de esperança dado pelo povo na melhoria do governo". "Foi o que eu escutei nas urnas. Por isso, quero ser uma presidenta muito melhor do que fui até agora".
A petista foi constantemente interrompida por gritos da militância como "coração valente, coração valente" e "1, 2, 3, Dilma outra vez", entre outros. "A palavra mais repetida, mais dita, mais falada, mais dominante, foi mudança", continuou Dilma. "O tema mais amplamente invocado foi reforma. Sei que estou sendo reconduzida à presidência para fazer as grandes mudanças que a sociedade brasileira precisa". (As informações do G1)
AÉCIO NEVES DESEJA SUCESSO A DILMA ROUSSEFF
O candidato Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República desejou "sucesso" ao novo governo da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) em seu primeiro pronunciamento após o resultado das eleições 2014, neste domingo, 26. No discurso, feito no salão de um hotel no centro da capital mineira, o tucano agradeceu o apoio dos mais de 50 milhões de brasileiros que votaram nele e revelou que ligou para Dilma para cumprimentá-la. "Pelo telefone desejei sucesso a Dilma no seu governo e disse que ela precisa unir o Brasil em torno de um projeto honrado", disse o candidato.
Aécio também falou que chegou ao fim da campanha com a certeza de dever cumprido.
"Cumprimentei agora há pouco por telefone a presidente reeleita e desejei a ela sucesso na condução do seu próximo governo. E ressaltei: considero que a maior de todas as prioridades deve ser unir o Brasil em torno de um projeto honrado e que dignifique a todos os brasileiros", afirmou. Ele agradeceu, em especial, ao estado de São Paulo pela votação expressiva. "Repito, para encerrar, mais uma vez o que disse São Paulo, que é o que retrata pra mim de forma mais clara o sentimento que tenho hoje na minha alma e no meu coração: combati o bom combate, cumpri minha missão e guardei a fé", finalizou. Pelo Twitter, Aécio ainda postou uma mensagem de agradecimento aos eleitores. (As informações do A Tarde)
COM 100% DAS URNAS TOTALIZADAS, DILMA FOI REELEITA COM 51,64%
Com 100% das urnas totalizadas, foi confirmada a vitória de Dilma Rousseff (PT) na reeleição à Presidência. A petista obteve 51,64% dos votos enquanto o candidato Aécio Neves (PSDB), 48,36%. Foi registrado 21,1% de abstenção em todo o país. Votos nulos somaram 4,63% e brancos, 1,71%. A reeleição de Dilma coloca o PT com a expectativa de 16 anos seguidos no comando da Presidência. A petista já estava na liderança da disputa, no primeiro turno, quando Aécio estava em segunda posição. Marina Silva (PSB) ficou em terceiro lugar na ocasião, após assumir a chapa com a morte do então candidato Eduardo Campos (PSB).
Nenhum comentário:
sexta-feira, 24 de outubro de 2014
NOVO CONTRATO PREVÊ AQUISIÇÃO DE 630 NOVOS ÔNIBUS
Os consórcios Plataforma, Ótima (antes chamado de Jaguaribe) e Salvador Norte começam em 1º de janeiro a operar as linhas de ônibus do subúrbio, do miolo e da orla da capital, respectivamente. Seus representantes participaram nesta quitna-feira, 23, no Palácio Thomé de Souza da assinatura do contrato entre a prefeitura de Salvador e as empresas vencedoras da licitação das linhas de ônibus urbanos. Atingindo atualmente oito anos de uso, a idade média da frota vai ser reduzida para três anos já a partir do primeiro dia de 2015, como disse o secretário de Urbanismo e Transportes, Fábio Mota, presente à assinatura, ao lado do prefeito ACM Neto. Para modernizar a frota de coletivos da cidade, 630 novos veículos serão inseridos no sistema pelas empresas, totalizando 2.426 ônibus convencionais e 300 micro-ônibus nas ruas.
Reajuste - As tarifas passarão a ser ajustadas anualmente, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), nos dois primeiros anos, e a um cálculo predefinido no edital de licitação, nos 23 anos subsequentes de contrato. Apesar do reajuste previsto para janeiro de 2015, mudanças operacionais só poderão ser notadas de médio a longo prazos, como lembrou o prefeito ACM Neto. Essas mudanças dependem, segundo Mota, de estudos da prefeitura - até setembro do ano que vem - para reordenar as linhas atuais da cidade. A partir daí, trechos extensos serão reduzidos ou até extintos e a frota redistribuída nos bairros.
"Faltou planejamento ao sistema de transporte em Salvador", analisa Mota. "As linhas aqui são como puxadinhos, foram se estendendo conforme a demanda". Acessíveis na sua totalidade, os novos veículos vão ter as catracas posicionadas na parte dianteira. Três cores - amarelo (subúrbio), verde (orla) e azul (miolo) - vão ser utilizadas nos corredores. Apesar das mudanças prometidas, as empresas de ônibus seguem as mesmas. O presidente do consórcio Salvador Norte, Marco Antônio Trinchão, negou que houve um acordo entre empresários para evitar concorrência. Ele alega que empresas metropolitanas entraram no sistema. Entretanto, como já publicado por A TARDE, essas empresas são ligadas às que já operam em Salvador.
Domínio de alguns grupos permanece após licitação
O domínio de alguns grupos empresariais sobre o sistema de ônibus continuará acontecendo em Salvador, mesmo após licitação finalizada nesta quinta pela prefeitura. Exemplo mais claro disso, o grupo Evangelista (que forma o consórcio Plataforma e ganhou sozinho a operação das linhas do subúrbio da cidade) pode ter comprado a empresa Capital.
A informação, feita por uma fonte ligada às empresas de ônibus, não foi negada nem confirmada pelo secretário de Urbanismo e Transportes, Fábio Mota. Durante esta quinta, a equipe de reportagem tentou entrar em contato com o superintendente do sindicato das empresas (Setps), Horácio Brasil, mas as diversas ligações não foram atendidas.
Segundo Fábio Mota, uma empresa vencedora da licitação não pode incluir outra oficialmente no sistema, mas a estrutura do grupo vendido pode ser utilizada pelo comprador, sem problemas.
Empresas - Detentor das empresas Axé, Praia Grande, Joevanza e Boa Viagem, que compõem o consórcio Plataforma, o grupo Evangelista também é dono da União, que faz parte do consórcio Ótima (antes chamado de Jaguaribe). No mesmo consórcio está a Triunfo, pertencente ao mesmo grupo empresarial da Capital, que, por sua vez, não participou da licitação e “sairá” do sistema em 2015. Se confirmada a transação entre Evangelista e Capital, o grupo tradicional concretiza seu domínio sobre o transporte soteropolitano. (As informações do A Tarde)
CÂMARA PODERÁ ANALISAR PERDA DE MANDATO DE PROTÓGENES, APÓS DECISÃO DO STF
Apesar da decisão da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a perda do mandato do deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP) na terça-feira (21), caberá à Câmara dos Deputados a decisão final sobre a instauração do processo de cassação. Para o relator do processo no STF, Teori Zavascki, e os demais magistrados que participaram do julgamento, a perda do mandato não é automática a partir da decisão da Corte. Ou seja, depende de decisão da Câmara. A turma de três ministros (Celso de Mello e Cármem Lúcia, além do relator) condenou por unanimidade o parlamentar por violação de sigilo funcional ao vazar informações a jornalistas na Operação Satiagraha, ação da Polícia Federal que prendeu o banqueiro Daniel Dantas, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o empresário Naji Nahas em junho de 2008. Na época, o deputado era delegado da Polícia Federal e chefiava a operação. Os ministros fixaram a pena privativa de liberdade em dois anos e seis meses, convertida em prestação de serviços comunitários e limitação de fim de semana a serem definidas pelo juiz da execução penal. De acordo com a decisão do STF, Protógenes também perde o direito de ocupar cargo público durante o período de duração da condenação. De acordo com o deputado Protógenes, trata-se de uma decisão injusta, que põe em risco a liberdade de imprensa e de expressão: “O Supremo entendeu que não existe mais sigilo da fonte, porque achou que jornalistas se comunicaram comigo no dia da Operação Satiagraha, apesar de não haver prova disso. Quebrou o sigilo telefônico desses jornalistas e viu algumas ligações para equipe da ação. Então, o princípio sagrado do direito ao sigilo da fonte deixa de existir”, defendeu-se. O parlamentar disse ainda que não vai renunciar e pretende se defender até o último dia do mandato, no dia 31 de janeiro de 2015, já que não foi reeleito neste ano. “Pretendo usar a tribuna da Câmara para me defender falando a verdade sobre a Operação Satiagraha”, explicou Protógenes. Informações da Agência Câmara.
PREFEITURA DE COITÉ BUSCA AMPLIAÇÃO DE RECURSOS ESTADUAIS
O governador eleito Rui Costa (PT) só assume o Palácio de Ondina em janeiro, mas os prefeitos do interior já começaram a agendar audiências para buscar mais investimentos estaduais a partir de 2015. É o caso de Conceição do Coité, no nordeste do estado. Segundo o prefeito Francisco de Assis, a Conder já investiu R$ 1 milhão na pavimentação de ruas e praças do município, mas projetos municipais visam ampliar este valor. "Hoje já temos mais de 20 obras em andamento e mais de R$40 milhões em recursos investidos", contou. Entre os projetos previstos com recurso federal está a modernização da sinalização da cidade, que custará R$ 500 mil.
CPI MISTA DA PETROBRAS DEVE SER PRORROGADA ATÉ DEZEMBRO
O presidente da CPI Mista da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), está determinado a prolongar os trabalhos da comissão. Com a concordância do relator, deputado Marco Maia (PT-RS), Vital informou que tem prontos dois requerimentos pedindo a prorrogação das atividades para o fim do ano. A coleta das assinaturas já começou. É preciso obter a anuência de um terço dos parlamentares de cada Casa do Congresso Nacional, ou seja, 171 deputados e 27 senadores. Instalada em maio, a CPI Mista tem prazo inicial de duração de 180 dias e pode funcionar até 23 de novembro. A intenção do presidente é estender as atividades por um mês, para compensar o período eleitoral. Porém, a CPI deverá ser obrigatoriamente extinta com o término da sessão legislativa, no dia 22 de dezembro. “Já recalculamos os prazos. Nós temos até o dia 23 [de novembro] no prazo normal e vamos prorrogar até dezembro”, explicou Marco Maia. A campanha eleitoral dificultou a obtenção de quórum na comissão, e os requerimentos foram se acumulando desde a última reunião deliberativa, realizada em julho. São mais de 400 requerimentos, entre convocações, pedidos de acesso a documentos e quebras de sigilos bancários, fiscais e telefônicos. Entre os mais recentes, a maioria se refere a pessoas que foram citadas pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa em depoimento à Justiça Federal. Ele é acusado de participar do esquema de corrupção e lavagem de dinheiro comandado pelo doleiro Alberto Youssef. Ambos foram presos pela Polícia Federal, na Operação Lava Jato, deflagrada em março. Informações da Agência Senado.
IBOPE E DATAFOLHA APONTAM DILMA À FRENTE DE AÉCIO
Ibope e Datafolha divulgaram pesquisas nesta quinta-feira, 23, que apontam o crescimento da candidatura de Dilma Rousseff sobre Aécio Neves. No Datafolha, Dilma está seis pontos à frente. No Ibope. a diferença chega a oito pontos. Segundo o Datafolha, Dilma teria 53% das intenções de votos válidos, contra 47% do candidato tucano. Pela primeira vez a diferença entre os dois está acima da margem de erro, que é de dois pontos percentuais.
No Ibope, Dilma tem 54% e Aécio, 46%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o que também coloca a diferença além da margem de erro pela primeira vez no instituto.
Nas quatro pesquisas anteriores do Datafolha no segundo turno, os dois candidatos sempre estiveram em empate técnico. Nas duas primeiras, Aécio estava numericamente à frente, com 51% a 49%. Nas duas últimas, Dilma estava numericamente à frente por 52% a 48%. Na pesquisa divulgada dia 15 pelo Ibope, Aécio tinha 51% e Dilma, 49%. Na ocasião, os dois estavam tecnicamente empatados, com pequena vantagem numérica do tucano. (As informações do Estadão)
TERMINA HOJE PROPAGANDA ELEITORAL NO RÁDIO E NA TV
A dois dias do segundo turno das eleições, termina nesta sexta-feira (24) a propaganda eleitoral gratuita veiculada no rádio e na televisão. Também é a data limite para a divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita e para a realização de debates. Nesse último caso, a transmissão não deve ultrapassar a meia-noite. É nesta sexta-feira o último dia para que os presidentes das mesas comuniquem à Justiça Eleitoral que não receberam o material destinado à votação de domingo (26).
Carro de alto-falante ou amplificadores de som para divulgação de propaganda está permitido até sábado (25), véspera da votação, entre as 8h e as 22h. A distribuição de material gráfico, a realização de caminhadas, passeatas e carreatas, além da divulgação de jingles ou mensagens dos candidatos podem ser feitas também até as 22h.
No segundo turno das eleições, neste domingo (26), cerca de 143 milhões de eleitores estão aptos a votar para presidente da República e governadores de 13 estados e do Distrito Federal. Apesar do horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a votação será feita das 8h às 17h, obedecendo o horário local.
Com o horário de verão, o Acre passou a ter três horas a menos em relação ao horário de Brasília. Por isso, a divulgação dos números das eleições para presidente da República começará às 20h (de Brasília). Os resultados para governador nos 13 estados e no DF serão conhecidos logo após o encerramento da votação. (As informações do Correio)
JUIZ AUTORIZA DEPOIMENTO DE YOUSSEF NA CPMI DA PETROBRAS
O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, autorizou nesta quinta-feira (23) que o doleiro Alberto Youssef preste depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) na quarta-feira (29), às 14h30. Apesar de ter poderes de investigação para convocar investigados, a autorização formal é necessária para que o doleiro deixe a carceragem da Superintendência da Polícia Federal e seja transportado para Brasília. Na decisão, Moro pediu que Youssef não seja conduzido com algemas e lembrou que ele tem o direito de ficar em silêncio durante o depoimento.
“Não sendo Alberto Youssef acusado de crimes praticados com violência ou grave ameaça, deve ser evitada a utilização de algemas na apresentação do preso. De forma desnecessária e redundante, consigno, não obstante, que a Alberto Youssef devem ser garantidos os direitos inerentes à condição de acusado/investigado, inclusive direito ao silêncio e à assistência pelo defensor constituído”, disse o juiz.
No início deste mês, em depoimento à Justiça Federal, nas ações penais oriundas da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, Youssef disse que “agentes políticos” trancaram a pauta no Congresso para forçar a nomeação do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, feita pelo líder do PP à época, José Janene, que morreu em 2008. Segundo ele, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi pressionado por partidos aliados a aceitar a indicação de Costa. (As informações da Agência Brasil)
Nenhum comentário:
APÓS POLÊMICA DE APOIO Á DILMA, NEYMAR DECLARA APOIAR AÉCIO NA CORRIDA ELEITORAL
Com a imagem agenciada pelo 9ine, de Ronaldo, o jogador Neymar publicou nesta quinta-feira (23) um vídeo em que apoia a candidatura de Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República. O posicionamento acontece dois dias depois da assessoria do atleta negar a veracidade de uma imagem editada eletronicamente como se Neymar apoiasse a candidatura de Dilma Rousseff (PT). “Não podemos ter medo de nos posicionar. É um direito nosso de escolher os nossos candidatos”, introduz Neymar, no vídeo de 1min40 publicado no YouTube. “Eu vou apoiar o candidato Aécio Neves porque eu me identifico muito com a preocupação que ele tem para o Brasil”, completa o atleta do Barcelona. Apesar de defender o posicionamento, o craque da Seleção Brasileira também é político. “Seja qual for o resultado de domingo, continuarei à disposição do meu país e do presidente democraticamente eleito pelo povo”, conclui.
'ZEBRA' DA ELEIÇÃO, EDUARDO SALLES CRITICA MODELO POLÍTICO E CONFESSA PROPOSTA 'INDECOROSA'
O deputado estadual eleito Eduardo Salles (PP) foi o 13º mais votado na Bahia, com 78.331 votos, em 396 municípios do estado. Sem herança política e estreante no poder Legislativo, o ex-secretário estadual de agricultura afirmou que muitos não acreditavam que ele conseguiria um resultado tão expressivo. “Eu acho que fui até a zebra, em termo de votação. As pessoas pensavam: ‘Tá, o Eduardo vai ser eleito, lá entre os últimos’. Mas duvido que alguém colocasse que eu teria uma votação significativa”, avaliou. Ele credita sua vitória à sua confiança e à “maratona” que fez pelas cidades do interior. “Como secretário, rodei mais de 300 municípios. Talvez na história eu seja o que mais rodei. E não fui só nas sedes. Fui nos povoados, nos distritos, falei com pescadores... Eu conheço a Bahia nos seus detalhes e acho que vou poder, com esse conhecimento, ajudar a diminuir as desigualdades”.
Mesmo feliz com a eleição, Salles classificou a campanha como uma “experiência dolorosa” e criticou o modelo político que, para ele, está errado. “O modelo hoje é financeiro e eu senti na pele o que era não ter este poder. Por isto fiz uma campanha diferente, fui em cada grotão da Bahia. Eu tinha que estar em todos os lados para passar minha proposta. O que temos hoje é insustentável”, reclamou. Ele disse entender que a reforma política é uma responsabilidade de deputados federais, mas afirmou que conversará com os legisladores para buscar uma mudança “essencial” para melhorar a governabilidade tanto a nível municipal quanto federal. Para ele, financiamento público de campanhas, mandato de cinco anos, uniformização das eleições (de vereador a presidente) e voto distrital misto seriam capazes de ao menos melhorar a questão.
Questionado sobre a existência de compra indireta de votos por lideranças do interior do estado, o deputado eleito confessou que chegou a receber propostas, mas que não aceitou nenhuma. “Quem disser que não recebeu, peço desculpas, mas é mentiroso. Ou inocente. Cabe à pessoa aceitar ou não e eu não aceitei. Mas eu acho que todo mundo, por menor que seja, recebeu alguma proposta indecorosa”, contou. O futuro parlamentar acredita que terá "maturidade" para assumir o cargo em 2015 e prometeu defender "incondicionalmente", na Assembleia, os direitos do setor agropecuário e dos cidadãos. "Eu era do setor privado, pedi demissão e passei a ganhar três vezes menos. Mas os quatro anos como secretário foram os mais felizes da minha vida, porque eu pude estar presente e mudar um pouco a vida de milhares de pessoas, fazendo coisas estruturantes. [...] Eu sei como funciona o governo e acho que vou poder ajudar os municípios com muito mais conhecimento do que poderia antes", avaliou. (As informações do BN)
Nenhum comentário:
PM ACUSADO DE MATAR SUSPEITO DE ROUBO EM FACULDADE PRESTA DEPOIMENTO
O policial militar Jorge Figueiredo Miranda, 30 anos, se apresentou para prestar depoimento na noite desta quinta-feira (23) no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), segundo a Polícia Civil. Jorge é acusado de ter atirado e matado o adolescente Railan da Silva Santana, 17 anos, no estacionamento da Faculdade Área1, na Paralela, na terça-feira. O conteúdo do depoimento do policial não foi divulgado. O PM entregou uma pistola 380 de uso particular, que teria sido usada no crime. Ele foi ouvido por volta das 18h30 pelas delegadas Andreia Ribeiro e Tamara Ladeia e não ficou preso. O policial estava acompanhado de advogado.
Testemunhas ouvidas pela polícia afirmam que o PM, que é estudante da universidade, foi alvo de um assalto praticado por Railan. Railan e um outro homem, ainda não identificado, entraram juntos pela portaria principal. Railan seguiu até o estacionamento de motos e anunciou o assalto, segundo os relatos. O PM entregou as chaves, viu o garoto subir na moto e então atirou no braço do adolescente. As imagens analisadas comprovam essa versão, segundo a polícia.
As câmeras de segurança não registram com exatidão o que acontece depois. Railan é visto correndo. Ele seguiu para se esconder no banheiro da instituição. Ao todo, ele levou cinco tiros, inclusive um na cabeça. Ele foi localizado caído no banheiro com uma arma, que foi apreendida, e foi levado ao Hospital Roberto Santos, onde já chegou sem vida. As investigações já constataram que o roubo foi premeditado. Railan e o parceiro já tinham escolhido a motocicleta do policial como alvo e aguardavam, conforme mostram imagens do interior da faculdade. Assim que Jorge saiu da aula e se dirigiu ao estacionamento foi seguido e abordado pela dupla.
A família de Railan contesta a versão e diz que o jovem não era criminoso. Eles também afirmam que segundo um perito a cena no banheiro da universidade foi alterada - a polícia recebeu a denúncia e afirmou que será investigada, com laudo saindo em 30 dias, mas segundo a delegada Tamara Ladeia a polícia chegou muito rapidamente ao local e qualquer alteração feita não teve efeito de atrapalhar a apuração do caso. (As informações do Correio)
ROSEMBERG AGUARDA AVAL DE WAGNER E RUI PARA SE LANÇAR À PRESIDÊNCIA DA AL-BA
Especulado como um dos candidatos para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Rosemberg Pinto (PT) se esquivou da possibilidade de concorrer – pelo menos por enquanto. “Qualquer discussão sobre esse assunto, só farei depois do segundo turno e discutindo com o governador Jaques Wagner e com o governador eleito Rui Costa, além dos meus pares do partido”, disse o deputado estadual. O parlamentar, que atualmente é líder do PT na AL-BA, foi político para falar da única candidatura declarada até o momento, do Pastor Sargento Isidório (PSC), segundo mais votado da Bahia.
“Todos os 63 têm direito de apresentar postulação. Não vou julgar porque é um direito de todos, até do Marcelo”, afirmou, se referindo ao atual presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT) que pode se candidatar pela quinta vez consecutiva. Rosemberg também minimizou a pequena rusga que teve via Twitter com o próprio Nilo, sobre alternância de poder. “Se o Dep Rosenberg defende a alternância de Poder. Será que votou em Souto e vai votar em Aécio?” disse o presidente da AL-BA, no que foi rebatido pelo líder petista: “O @depmarcelonilo confunde alternância de poder com oposição. @costa_rui substitui @jaqueswagner e Dilma será só mais essa vez”. “Isso não foi nada, foi Marcelo brigando com minha jornalista, apenas uma brincadeira”, ironizou Rosemberg. Ele não confirmou se outras pessoas além dele e de sua assessora de imprensa têm acesso ao seu perfil na rede social. (As informações do BN)
CASAMENTO COLETIVO FAZ A ALEGRIA DE 193 CASAIS EM FEIRA
"É a confirmação do destino que Deus reservou para nós". As palavras são de Alan da Silva que, junto com a noiva, formava um dos 193 casais que oficializaram a união na manhã desta quinta-feira, 23, durante a 12ª edição do Casamento Coletivo, que possibilita a casais de baixa renda e de diferentes idades a realizar o sonho de casar de forma gratuita. A iniciativa faz parte do projeto Família Cidadã desenvolvido pela prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) em parceria com o Poder Judiciário.
Alan e a agora esposa Adailza Brito estão juntos há 2 anos e faziam planos de casar, só que há 8 meses uma infecção generalizada a deixou 12 dias em coma e adiou o sonho. A doença deixou sequelas como os movimentos das mãos e pés que foram comprometidos já que foram necrosados com a infecção. "Esta foi a maior prova de amor que ele poderia ter me dado, já que não foi fácil este momento que passei, mesmo assim ele ficou ao meu lado e juntos estamos enfrentando esta batalha. Hoje é o inicio de uma nova vida", afirmou a noiva.
A cerimônia, que aconteceu na Igreja Assembleia de Deus Cristianismo sem Fronteiras, reuniu além dos casais cerca de mil pessoas entre convidados e padrinhos que assistiram a uma celebração ecumênica conduzida por um diácono católico e um pastor evangélico. O que se via durante a cerimônia eram casais de diferentes idades e estilos reunidos com um único objetivo de se unir à pessoa amada. "Estou ansioso e saí para fazer uma boquinha antes da cerimônia, senão posso desmaiar de fome emoção", disse entre risos Mário Lopes. (As informações do A Tarde)
DISPUTA CHEGA AO FIM COM RECORDE DE SEM-PARTIDO
A campanha eleitoral de 2014 chega ao fim com a maior taxa já registrada de brasileiros sem preferência por nenhum partido político. São, hoje, 73% do eleitorado, a maior proporção desde 1988, quando começa a série histórica do Ibope. Em agosto de 2013, logo após os protestos, 62% não tinham preferência partidária. Desde então, os sem-partido cresceram 11 pontos. Há hoje 16% de eleitores que se declaram simpatizantes do PT e outros 4%, do PSDB. Além deles, só o PMDB é lembrado: 2% de citações. Para piorar, os dois partidos com maior taxa de preferência provocam mais sentimentos negativos do que positivos. O Ibope perguntou qual a imagem que o eleitor brasileiro tem dos partidos de Dilma Rousseff (PT) e de Aécio Neves (PSDB). Apenas 41% disseram ter opinião favorável (34%) ou muito favorável (7%) sobre o PT, contra 46% que disseram que a imagem que fazem do partido é desfavorável (35%) ou muito desfavorável (11%).
Ou seja, os eleitores com imagem negativa superam os que fazem imagem positiva em 5 pontos. Outros 13% não responderam. Em relação ao PSDB o saldo é ainda pior: 9 pontos negativos. Apenas 36% disseram ter imagem favorável da agremiação de Aécio - 5% tem imagem muito favorável, e 31%, favorável. Do outro lado, 45% tem imagem negativa: 35% vê a imagem do PSDB como desfavorável e 10%, como muito desfavorável. Outros 19% dos entrevistados não souberam responder. O aumento da aversão aos partidos se explica, principalmente, pela queda da simpatia pelo PT. O auge do petismo foi em março de 2003, quando 33% dos brasileiros diziam ter preferência pelo partido do então recém-empossado presidente Luiz Inácio Lula Silva. Não durou muito. A taxa caiu para 23% em 2004 e ficou nesse patamar até 2007, início do segundo mandato de Lula, quando o índice voltou a subir.
Em março de 2010, no auge da popularidade do então presidente e pouco antes da eleição de Dilma, a simpatia pelo PT voltou a atingir 33% da população. Começou a cair ainda antes da posse da nova presidente, mas manteve-se em um patamar próximo a 25%. A derrocada começou com os protestos de junho de 2013. Em novembro do ano passado, a simpatia pelo PT já era de apenas 20%. Durante todo esse período, a preferência pelo PSDB oscilou entre 4% e 6%. Já a taxa de eleitores que não simpatizam com nenhum partido manteve-se na faixa dos 55% - até os protestos começarem. Foi a partir daí que o petismo perdeu força, mas nenhuma outra agremiação conseguiu capitalizar a sua queda. Em julho de 2014, antes de a campanha eleitoral começar oficialmente, o petismo tinha os mesmos 20% do fim do ano anterior, 6% eram simpáticos ao PSDB e 54% não preferiam nenhum partido. Quatro meses e muitos ataques recíprocos depois, apenas 16% preferem o PT, só 4% preferem o PSDB, e 73% não têm preferência por nenhum partido.
O desgaste do petismo impactou o partido nas eleições: o PT elegeu menos deputados do que em 2010. Mas, por competência da campanha de Dilma, essa perda de apoio aos petistas não se transferiu na mesma proporção para a disputa presidencial. Se vencer, Dilma será reeleita apesar do PT. (As informações do Estadão)
terça-feira, 21 de outubro de 2014
APÓS IMPUGNAÇÃO DO PEDIDO, OAB-DF CONCEDE CARTEIRA DE ADVOGADO A JOAQUIM BARBOSA
A seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) concedeu a carteira de advogado ao ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. De acordo com comissão que analisou o pedido de reinscrição, Barbosa “flertou” em alguns momentos com a ilegalidade por criticar a classe dos advogados. No entanto, o colegiado considerou que não poderia impedi-lo de exercer a profissão. Com a carteira, o ex-ministro é autorizado a advogar e a elaborar pareceres jurídicos sobre processos, que é a atividade que pretende exercer após a aposentadoria no STF. O pedido já havia sido impugnado no início do mês pelo presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha, sob alegação de que Barbosa não possui idoneidade moral para ser um advogado. Entre os argumentos da decisão, que causou polêmica, está as críticas feitas aos profissionais e a expulsão do advogado do ex-deputado José Genoino, Luiz Fernando Pacheco. (As informações da Folha de S. Paulo)
DATAPREV ABRE INSCRIÇÕES DE CONCURSO COM 4.016 VAGAS
A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) está com inscrições abertas para o concurso público que oferece 4.016 vagas cargos de níveis médio e superior, com formação de cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 3.129,73 a R$ 6.395,39. Do total, 10% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência e 20% para negros e pardos.
As oportunidades de nível médio são para auxiliar de enfermagem do trabalho e técnico de segurança do trabalho. Os postos de nível superior são para engenheiro de segurança do trabalho, médico de segurança do trabalho, analista de tecnologia da informação nas áreas de administração de pessoal e benefícios e carreira e remuneração, advocacia, análise de informação, análise de negócios, arquitetura, comunicação social, contabilidade, desenvolvimento de pessoas, desenvolvimento, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica, finanças, gestão de TIC, infraestrutura e aplicações, processo administrativo, prospecção de soluções e melhoria de processos, qualidade de vida, serviços logísticos e web design, e analista de processamento.
A inscrição deve ser feita até 23h59 de 17 de novembro, pelo site do Instituto Quadrix. A taxa é de R$ 50 para nível médio e R$ 80 para nível superior. O comprovante definitivo de inscrição do candidato estará disponível, após o acatamento da inscrição, na data provável de 5 de dezembro.
A prova objetiva e a prova discursiva serão realizadas nas 26 capitais estaduais, incluindo Salvador, ou Distrito Federal, considerando o horário de Brasília, na data provável de 14 de dezembro, no turno da tarde. A prova de títulos será aplicada somente para os cargos de nível superior. O resultado final do concurso está previso para 23 de fevereiro de 2015. VEJA EDITAL AQUI
MERCADO DE ÁGUA DE MENINOS TEM LICITAÇÃO ABERTA PARA CINCO BOXES
Os interessados em uma das cinco vagas de boxes disponíveis no Mercado Popular de Água de Meninos têm até esta quarta-feira, 22, para se inscrever. O edital de licitação, aberto na última semana, prevê que a seleção seja realizada na próxima quinta-feira, 23. Das cinco vagas, uma é destinada para restaurante (60 metros quadrados) e quatro para boxes varejistas, sendo três delas de 5,66 metros quadrados para o comércio de laticínios, frios, temperos e derivados, oficina de chaveiro, relógios, celulares e acessórios. A outra tem 9,47 metros quadrados, para peixaria.
A reforma do popular Mercado do Peixe está em andamento, com previsão de terminar em março. O projeto prevê, dentre outros serviços, reativação da câmara frigorífica, para o lixo; pintura geral; reforma dos sanitários; construção de estacionamento e novo acesso ao mercado, que tem 47 permissionários.
O serviço deve acabar com as reclamações contra o mau cheiro, a falta de higiene em geral e problemas estruturais da edificação. O permissionário Antônio das Neves, 36, ali chegou em 2003. Para ele, os próprios comerciantes têm culpa por boa parte da degradação. "No início, passamos por cursos de higiene. Mas, com o passar do tempo, muitos foram relaxando, não usam mais luvas, avental...". Deste forma, as vendas caíram até 70%, estima Neves.
DEFESA DE COSTA PEDE TRANSFERÊNCIA DE AÇÕES PARA O STF
Os advogados do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa pediram nesta segunda-feira (20) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que suspenda a tramitação dos inquéritos e processos relacionados à Operação Lava Jato que atualmente estão na Justiça Federal no Paraná. A intenção da defesa é conseguir a transferência de todo o caso para o STF e, com isso, tentar fazer com que ele deixe a prisão domiciliar e para de usar tornozeleiras eletrônicas. Para tentar obter uma decisão favorável, eles sustentam que há suspeitas de envolvimento de autoridades que, pela legislação brasileira, têm o direito ao chamado foro privilegiado. No Brasil, parlamentares somente podem ser investigados e processados perante o Supremo.
Além de pedir a transferência para o STF, os advogados de Paulo Roberto Costa solicitaram ao tribunal que determine a libertação do ex-diretor da Petrobras. Atualmente ele está em prisão domiciliar, usando uma tornozeleira eletrônica. O benefício foi obtido após o ex-diretor da Petrobras ter feito um acordo de delação premiada com as autoridades que investigam as suspeitas de lavagem de dinheiro. O acordo foi homologado pelo Supremo. Os novos pedidos feitos pela defesa de Paulo Roberto Costa deverão ser examinados nos próximos dias pelo ministro do STF Teori Zavascki. (As informações do Estadão)
DILMA TEM 52% DOS VOTOS VÁLIDOS E AÉCIO TEM 48%, DIZ DATAFOLHA
Pela primeira vez neste segundo turno, Dilma Rousseff (PT) apareceu à frente de Aécio Neves (PSDB) em intenções de voto para a presidência, segundo nova pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (20). O levantamento mostra Dilma com 52% das intenções de voto contra 48% de Aécio em votos válidos - quando nulos, brancos e indecisos são descartados. A situação é de empate técnico, já que a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Em duas pesquisas Datafolha anteriores, o resultado também foi empate técnico, mas com Aécio numericamente à frente, com 51% a 49% em ambas ocasiões. Em votos totais, Dilma tem 46% e Aécio 43%. Nulos e brancos somam 5%. Outros 6% não sabem em quem vão votar.
Governo Dilma - Segundo a pesquisa, 42% dos entrevistados consideram o governo Dilma bom ou ótimo, melhor número desde junho de 2013, mês em que manifestações tomaram o país e a aprovação de Dilma caiu de 57% para 30%.
A avaliação negativa - soma dos entrevistados que acham o governo ruim ou péssimo - está em 20%, menor número desde novembro de 2013. Para outros 37%, o governo é regular.
Também pela primeira vez, Aécio aparece com rejeição maior do que a de Dilma. Ao todo, 40% dos eleitores dizem que não votariam no candidato do PSDB de jeito nenhum. Já Dilma aparece com 39% de rejeição. (As informações do Estadão)
TARGINO É PRIMEIRO A ENDOSSAR CANDIDATURA DE NILO AO QUINTO MANDATO COMO PRESIDENTE DA AL
Mesmo negando, a perspectiva de candidatura de Marcelo Nilo (PDT) ao quinto mandato consecutivo na presidência da Assembleia Legislativa começa a tomar forma antes mesmo do final das eleições 2014. Nesta segunda-feira (20), o deputado Targino Machado (DEM) endossou uma renovação de mandato do pedetista, fato inédito na história recente dos legislativos. “Se Marcelo for candidato, ele não vai precisar de 31 votos, vai precisar de 30, porque o meu ele já tem”, garantiu o democrata. Targino, todavia, lembrou que o voto dos 63 deputados é secreto.
“Quem inventou votação secreta foi o diabo. É um momento propício para traições”, ponderou o democrata, que eleito deputado em 2010 pelo PSC, onde ficou até 2013, quando o partido pendeu para a bancada governista. “Tenho alergia ao adesismo. Eu não tenho compromisso com partido, não nasci para ser liderado. Infelizmente, os líderes não são líderes democráticos”, afirmou Targino. Nos corredores, a presidência da Assembleia é como a barganha para que Nilo não figurasse na chapa majoritária do PT, liderada por Rui Costa e que teve o PP na vice, com João Leão. Procurado, o presidente não foi localizado para comentar as declarações do companheiro de legislativo. (As informações do BN)
DATAFOLHA: AVALIAÇÃO BOA OU ÓTIMA DO GOVERNO DILMA É 42%
A avaliação do governo Dilma Rousseff (PT) apresentou uma nova melhora segundo pesquisa do Datafolha divulgada há pouco pela TV Globo. Os que avaliam o governo como ótimo ou bom saíram de 39% em 8 e 9 de outubro para 40% em 14 e 15 de outubro e agora são 42%. No mesmo período, a avaliação regular ficou em 38% em duas pesquisas e agora está em 37%. Os que avaliam o governo como ruim ou péssimo saíram de 22% para 21% e agora são 20%.
A pesquisa Datafolha, contratada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, ouviu 4.389 eleitores nesta segunda-feira, 20. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o nível de confiança, de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro prevista. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01140/2014.
BASE GOVERNISTA USA ELEIÇÃO COMO DESCULPA PARA NÃO DISCUTIR SUCESSÃO NA PRESIDÊNCIA
A pouco menos de dois meses para o fim do mandato de Paulo Câmara (PSDB) como presidente da Câmara Municipal de Salvador, os vereadores ainda não começaram a articulação para saber quem irá sucedê-lo - pelo menos oficialmente. De acordo com o atual presidente, este não é o momento para isso. “Só vou cuidar disso depois da eleição presidencial. O objetivo agora é eleger Aécio Neves [presidenciável do PSDB]”, declarou Câmara. Os rumores da Casa Legislativa apontam que haverá disputa entre Câmara e Carlos Muniz (PTN), também da base governista aliada do prefeito ACM Neto (DEM) e que tentou, sem sucesso, viabilizar a candidatura à presidência no começo da legislatura.
“Devemos priorizar a eleição e só vamos resolver isso depois. Essa é a mais pura verdade”, disse o líder do governo na Câmara, Joceval Rodrigues (PPS). O parlamentar afirmou desconhecer nomes que possam assumir a presidência. Já José Trindade (PSL), outro nome que surgiu nos bastidores, admitiu que Muniz e Câmara devem concorrer. "Eu entendo que todos os 43 vereadores têm condições, mas eu entendo que o trabalho do presidente tem que ser continuado. Nós estamos imbuídos de eleger Dilma Rousseff (PT) no momento", disse o parlamentar. (As informações do BN)
PLANO INCLINADO GONÇALVES VOLTA A OPERAR NORMALMENTE APÓS REFORMA
O Plano Inclinado Gonçalves, que liga a Praça da Sé ao Comércio, voltou a funcionar nesta segunda-feira (20). O equipamento passou por manutenção nas laterais, ganhou novos motores e nova pintura. Existente desde 1874, o plano é das ligações mais importantes entre as partes alta e baixa da cidade. A capacidade atual permite atender até dez mil pessoas por dia. Com funcionamento normalizado, o Plano Inclinado funcionará das 7h às 19h, de segunda à sexta. Nos sábados, o funcionamento será das 7h às 13h. Já o plano da Liberdade passou por obras durante quatro meses e foi entregue à população no dia 4 de outubro. Por enquanto, está em operação assistida até o fim de semana, quando volta a funcionar normalmente. (As informações do Correio)
SOMENTE UM CONSÓRCIO APRESENTA PROPOSTA PARA ADMINISTRAÇÃO DA ESTAÇÃO DA LAPA
O envelope com a única proposta de um consórcio interessado em operar a Estação da Lapa foi aberto na tarde desta segunda-feira (20), no auditório da Secretária Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut). De acordo com o secretário Fábio Mota, o consórcio Nova Lapa é formado por três empresas, duas de Salvador e uma de São Paulo.
A proposta apresentada diz respeito aos âmbitos comercial, de habilitação e técnico e será analisada por uma comissão de licitação. Segundo a Semut, o resultado da análise deve sair em oito dias. Caso seja aprovado, o consórcio terá 30 dias para assinar um contrato com a prefeitura para assumir a manutenção da Estação da Lapa e 120 dias para apresentar o projeto arquitetônico da nova Lapa.
A disputa acontecerá nos mesmos moldes do transporte público, por outorga onerosa, em que o consórcio precisa pagar quantia mínima de R$ 13 milhões. No edital consta que o consórcio vencedor da licitação tem por obrigação ter experiência em operação de estações, além de ter de cumprir o prometido, de entregar uma nova Lapa para a população soteropolitana, que incluem melhorias na infraestrutura, acessibilidade, climatização e instalação de wi-fi.
A empresa que ficar responsável pela operação do local, ficará no comando durante 35 anos, nos termos da Lei Municipal nº 8.545/2014, e terá de investir o valor mínimo de R$13 milhões, valor levantado pela Prefeitura após estudo realizado no local.
A Estação da Lapa foi implantada na década de 1980 e nunca passou por uma grande reforma. Com a revitalização, o esperado é que um novo complexo moderno e totalmente recuperado seja entregue à população. Além de melhorias físicas e estruturais, o local receberá mais segurança. Ao fim dos 35 anos, o patrimônio se tornará de propriedade do município. (As informações do Correio)
VOTAÇÃO NO 2º TURNO NA BAHIA SEGUE HORÁRIO LOCAL
O horário de votação no domingo, 26, quando acontece o 2º turno, não muda devido ao horário de verão, informa o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Os eleitores baianos deverão comparecer às suas zonas eleitorais entre 8h e 17h, hora local. Como os relógios estarão adiantados nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, a divulgação dos resultados da apuração dos votos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só poderá ser feita a partir das 19h, hora local (20h, em Brasília). Isso ocorrerá por conta do horário do Acre, cuja diferença será de 3 horas a menos que a Capital Federal. O TRE-BA esclarece, ainda, que nenhum serviço eleitoral será prejudicado devido à mudança. (As informações do A Tarde)
PRESIDENTE DA PETROLEIRA TOTAL MORRE EM ACIDENTE AÉREO
O presidente e diretor executivo da companhia francesa Total, Christophe de Margerie, morreu na noite de segunda-feira (20) num acidente aéreo no aeroporto Vnukovo, em Moscou, na Rússia. O dirigente da companhia de petróleo francesa tinha 63 anos e estava na país para participar de uma reunião com o conselho consultivo de política externa do governo, segundo um porta-voz da Total. De acordo com autoridades do aeroporto, de Margerie e os outros três tripulantes do voo morreram após o jato em que estavam a bordo bater num caminhão que removia neve da pista enquanto tentava decolar com pouca visibilidade.
MÚSICO QUE PASSOU DEZ ANOS MORANDO NAS RUAS RETOMA VIDA PROFISSIONAL APÓS SER RECUPERADO PELA SEMPS
Uma luz no fim do túnel. È assim que o músico e professor Pierre Duprah Peixinho define o trabalho da equipe de abordagem social da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), que há nove meses o encontrou nas ruas de Salvador e o encaminhou ao Centro de Reintegração Social do Bairro do Pau da Lima. “Quando nem eu nem minha família acreditávamos mais em mim, pessoas que eu nem conhecia me acolheram. Quando cheguei lá vi que podia resgatar meus valores”, afirmou Peixinho, ressaltando dois pontos fundamentais para sua recuperação imediata: a boa alimentação e um lugar decente pra morar. “Assim pude colocar minha cabeça no lugar”.
Hoje, Pierre tem uma rotina saudável e divide o tempo entre os estudos de violão, as aulas particulares de música, os cuidados com a mãe idosa e com a casa para a chegada da segunda filha. Depois de 10 anos morando nas ruas, por conta do consumo abusivo de drogas, quando deixou pra trás família e a faculdade de música na Universidade Federal da Bahia (Ufba), Peixinho afirma não ter mais tempo a perder. Está se preparando para participar de concursos nacionais na área de violão com ênfase em música clássica e pretende retomar à faculdade.
Os serviços oferecidos pela Prefeitura, segundo, ajudaram muito e ofereceram novas oportunidades de vida, além de protegê-lo dos perigos da rua. Muitas vezes ficou em albergues, nos momentos que se viu em dificuldades, e no centro de reintegração resgatou de vez sua dignidade, que como ele mesmo disse “considerava ter perdido”. Lá fez amigos, foi encaminhado a regularizar a documentação pessoal e tomou novo rumo.
Pierre Peixinho é uma das 2.742 que foram acolhidas pela Semps, de janeiro a setembro deste ano, dentro do serviço de abordagem social. O trabalho da Secretaria é realizado por equipes de educadores sociais que, diariamente, percorrem ruas, praças e viadutos de Salvador realizando ações de abordagem social, principalmente em locais que concentram grande quantidade de indivíduos morando em logradouros públicos.
Situado na Av. Aliomar Baleeiro s/n, Granjas Rurais Presidente Vargas, Pau da Lima, onde funcionava o Hotel Passione, a unidade de acolhimento institucional para pessoas adultas em situação de rua tem capacidade para acolher 50 homens encaminhados pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social para população em Situação de Rua (CREAS POP).
Por: Sergio Toniello e Andrea Nascimento
Assinar:
Postagens (Atom)